quarta-feira, 23 de março de 2011

III Ato Poético – Arena de Idéias

No dia 28 de março haverá uma palestra 'Permacultura, o que é isso afinal?' que será ministrada pela engenheira agrônoma Karen Sprenger na terceira edição do Ato Poético da Fundação Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) que é um evento onde reune artistas, ativistas, professores, estudantes, movimentos sociais, movimentos de representação estudantil e das casas de estudantes em 5 noites e 4 dias de exposições, mesas-redondas, palestras, performances, leituras, shows e apresentações teatrais.

Palestra: Permacultura, o que é isso afinal?
Palestrante: Karen Sprenger
Data: 28 de março (segunda-feira)
Horário: 08:30 horas
Local: Salão Nobre (2º andar)


Mais informações: III Ato Poético – Arena de Idéias

Estão todos convidados!

Namastê

sexta-feira, 18 de março de 2011

I Vivência do Ipepa

Durante o Carnaval fomos para Witmarsum, no município de Palmeira, com o pessoal do Coletivo Biowit e os demais integrantes do Ipepa. Durante nossa estadia, auxiliamos o senhor Rudi Janzen com o saneamento da casa dele, implantamos uma bacia de evapotranspiração para águas negras e um circulo de bananeiras para águas cinzas. Lá nos blogs do Ipepa e do Biowit em breve terão mais informações sobre o que fizemos, aprendemos e compartilhamos no carnaval, mas até lá você pode matar um pouco da curiosidade assista aqui.



Por hoje é só! Até a próxima!

sexta-feira, 4 de março de 2011

A recompensa...

Mais ou menos no final de novembro de 2010, resolvemos criar mais dois canteiros no nosso "imenso" quintal, rs rs rs aproveitamos os paralelepípedos do estacionamento da quadra ao lado e fizemos um círculo simples (com aprox. 1m de raio) e outro pequeno (de +ou- de 40 cm de raio).
No maior plantamos alfaces (que infelizmente foram alvo das formigas cortadeiras!!!) algumas flores (sim, o colorido sempre resulta em uma estética bacana!), alguns pés de milho pipoca (que infelizmente nasceram, mas não sobreviveram, pois enquanto o Martin estava viajando eu fiquei responsável pela limpeza da horta e acabei confundido-os com capim =/!!!) salsinha, cebolinha e tomates cereja!!! No pequeno, plantamos couve e algumas medicinais que se adpataram muito bem.
Preciso confessar que, quando optamos por tomates cereja eu não fazia ideia do tamanho que eles ficariam (!). Começaram a crescer,  crescer... Amarrei-os uma primeira vez, mas duas semanas depois tive que refazer a amarração por que eles estavam imensos e cheios de flores (isso é um ótimo sinal, pois muitas flores = muitos tomatinhos!), mas aí veio as chuvas de janeiro, e choveu tanto que a maioria dos pés foi atingida por uma espécie de ferrugem. Já estavamos achando que não iria dar nenhuma saladinha!

 
Só que para a nossa supresa, nessa última semana, nos pés que ainda restaram começaram a aparecer muitos, vários tomatinhos... e hoje fiz nossa segunda colheita (porque na primeira ficamos tão feliz em vê-los que comemos antes de lembrarmos de fotografar, hehehe).
O mais bacana da experiência (sim, experiência, tudo o que plantamos tem sido de experimental) foi ver que o cuidado, a dedicação e o tempo que disponibilizamos aos pézinhos nos foram recompensados com saladinhas deliciosas! E o melhor, pequenos espaços podem sim serem utilizados para plantar!
E nada mais legal do que poder colher alimento fresco, LIVRE DE AGROTÓXICOS, da porta de casa! E para finalizar, uma foto lindo dos nossos tomatinhos!



Por hoje é só!

quarta-feira, 2 de março de 2011

II Curso de Design em Permacultura - Sítio Raízes

Data: 16 a 23 de abril de 2011
O PDC é um curso de imersão com carga horária mínima de 72h e grade curricular padrão no mundo todo. Ele mescla teoria e prática, dando um embasamento básico na formação de um permacultor.
Este curso foi estruturado por Bill Mollison e traz as ferramentas básicas da permacultura segundo Mollison e David Holmgren.

Um curso PDC é certificado pelo permacultor que ministra o mesmo, neste caso, quem assina o certificado é Jorge Timmermann, Suzana Maringoni e Pedro Marcos Ortiz, todos permacultores fundadores da Rede Permear.

O SÍtio Raízes - http://sitioraizes.wordpress.com/

Este é um espaço da família Ortiz, em São José do Cerrito, planalto Catarinense, uma propriedade de 24hectares, desta família de agricultores, e que vem vivendo a permacultura há 7 anos, tanto no trabalho com animais, com a terra e nas instalações. O PDC neste espaço possibilita vivenciar como é uma propriedade permacultural, onde há a produção de leite, frutas, suco de uva, etc.

Local: Sítio Raízes, estação de Permacultura em São José do Cerrito (perto de Lages SC) que trabalha com permacultura desde 1999. A proposta deste curso é vincular a teoria do PDC às vivências locais que esta estação propicia.

Carga horária mínima 72h

Conteúdo estipulado por Bill Mollisson

Alojamento conjunto ou área para camping.

Instrutores: Jorge Timmermann, Pedro Marcos Ortiz e Suzana Maringoni.

Inscrições e contatos:

Suzana@permacultura.org.br ou pedro@permacultura.org.br

Custos: R$560,00 (quinhentos e sessenta reais) incluindo material, alimentação e alojamento ou área para camping. 30% na reserva das vagas e o restante no início do curso.

Para saber mais acesse:

http://yvypora.wordpress.com/