segunda-feira, 17 de maio de 2010

Círculo Mágico

(Fotos: Martin Ewert / Rafaelle Mendes (2010)

Espiral de Ervas

Desde que tivemos contato com a Permacultura nos perguntávamos de que maneira poderíamos fazê-las aplicações práticas. A espiral de ervas, também conhecidade como farmácia viva foi a nossa primeira experiência e nela cultivamos 16 espécies entre ervas medicinais e temperos. Essa diversidade é possível pois o "círculo mágico" proporciona diferentes micro-climas. Mas cuidado, é necessário descobrir qual o lugar mais apropriado para cada planta.


Fluxograma


PASSO A PASSO:

1- O primeiro passo é marcar o centro fixando uma estaca ou galho.



2- Para determinar qual o diâmetro pode ser usado o galho que está no centro e um barbante que servirá de compasso para marcar o círculo onde será construido a espiral.



3- Preparar o Solo e fazer uma forração com papelão para evitar que plantas indesejadas cresçam ali.
(é importante que seja feita a limpeza do local onde será cultivado retirando vidro, metais e outros que possívelmente estão incorporados no solo)



4- Planejar altura e organizar as pedras para formar uma barreira de contenção do solo.




5- Por fim, basta plantar as espécies de acordo com a necessidade de cada uma, levando em conta humidade, calor, sombreamento. Por exemplo: As espécies que gostam de humidade devem ser posicionadas na parte de inferior da espiral, pois é ali que está a maior concentração de água. Para estimular a biodiversidade foram selecionadas plantas companheiras, onde uma planta ajuda a outra a crescer.
É importante fazer uma proteção para o solo, garantindo assim o desenvolvimento das plantas. Para isso, pode ser usado palha seca, ou no nosso caso avaliamos a estética da espiral e utilizamos cascas de árvores como cobertura do solo.

Sugerimos a seguinte ordem de plantio:
Na parte superior o alecrim, arruda, sálvia, salsa, coentro.
Na parte central a cebolinha, malva, orégano, mil-folhas.
Na parte inferior o hortelã, menta, agrião e gengibre.







Um comentário:

Aline Blanche disse...

ola,
gostaria de saber se existe alguma comunidade de permacultura aqui no parana, e se existe como eu poderia entrar em contato