sexta-feira, 4 de março de 2011

A recompensa...

Mais ou menos no final de novembro de 2010, resolvemos criar mais dois canteiros no nosso "imenso" quintal, rs rs rs aproveitamos os paralelepípedos do estacionamento da quadra ao lado e fizemos um círculo simples (com aprox. 1m de raio) e outro pequeno (de +ou- de 40 cm de raio).
No maior plantamos alfaces (que infelizmente foram alvo das formigas cortadeiras!!!) algumas flores (sim, o colorido sempre resulta em uma estética bacana!), alguns pés de milho pipoca (que infelizmente nasceram, mas não sobreviveram, pois enquanto o Martin estava viajando eu fiquei responsável pela limpeza da horta e acabei confundido-os com capim =/!!!) salsinha, cebolinha e tomates cereja!!! No pequeno, plantamos couve e algumas medicinais que se adpataram muito bem.
Preciso confessar que, quando optamos por tomates cereja eu não fazia ideia do tamanho que eles ficariam (!). Começaram a crescer,  crescer... Amarrei-os uma primeira vez, mas duas semanas depois tive que refazer a amarração por que eles estavam imensos e cheios de flores (isso é um ótimo sinal, pois muitas flores = muitos tomatinhos!), mas aí veio as chuvas de janeiro, e choveu tanto que a maioria dos pés foi atingida por uma espécie de ferrugem. Já estavamos achando que não iria dar nenhuma saladinha!

 
Só que para a nossa supresa, nessa última semana, nos pés que ainda restaram começaram a aparecer muitos, vários tomatinhos... e hoje fiz nossa segunda colheita (porque na primeira ficamos tão feliz em vê-los que comemos antes de lembrarmos de fotografar, hehehe).
O mais bacana da experiência (sim, experiência, tudo o que plantamos tem sido de experimental) foi ver que o cuidado, a dedicação e o tempo que disponibilizamos aos pézinhos nos foram recompensados com saladinhas deliciosas! E o melhor, pequenos espaços podem sim serem utilizados para plantar!
E nada mais legal do que poder colher alimento fresco, LIVRE DE AGROTÓXICOS, da porta de casa! E para finalizar, uma foto lindo dos nossos tomatinhos!



Por hoje é só!

Um comentário:

Marina disse...

Amei os tomatinhos.

Através do seu blog eu vi pela primeira vez a palavra permacultura. Há uns dois anos eu faço compostagem, no último ano comecei a criar minhocas e desde sempre planto minhas coisinhas no quintal.