segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jardins Comestíveis


(Morangos plantados nas pets e que sustentam o canteiro)

O Jardim Urbano requer um bom planejamento devido ao espaço ser normalmente reduzido. Para o design são usados as espirais, fechaduras, treliças, plantio em andares e consórcio de espécies.

É surpreendente quanta comida pode ser produzida nos beirais de janelas, telhados, varandas, ou até mesmo dentro de casa em potes, desde que estejam em um lugar ensolarado, pois a maioria das plantas necessita no mínimo de 6 horas de luz por dia enquanto está se desenvolvendo.
Podem ser feitos caixas para o plantio de diversas maneiras diferentes: Baldes, cestas velhas, porcelanas, caixas de brinquedo e mesmo caixa de isopor, etc.

Para tanto, é preciso furar o fundo para que a água possa sair, adicionar uma mistura de solo e no fundo da caixa pedras para que tenha uma boa drenagem. Recipientes fundos são ideais para tubérculos, como por exemplo pneus velhos de automóveis.

Escolha as plantas que você consome, que tenham suas particularidades nutritivas e que possam ser colhidas uma ou duas vezes por semana.

O consórcio com árvores Frutíferas (que atigem em torno de 2 metros de altura), plantadas no solo ou mesmo em potes grandes são uma alternativa para pequenos espaços. Pode-se usar árvores enxertadas, sendo possível enxertar três ou mais tipos de fruta em uma só árvore. Quase todos os tipos de árvores frutíferas podem ser podadas e colocadas contra uma parede ou cerca, economizando espaço.

Seja cuidadoso no design do seu jardim, de forma que as árvores plantadas não façam sombra para as plantas que não gostam de sombra, a não ser que estas espécies de beneficiem da sombra.

Fonte: Introdução a Permacultura (1991)

A imagem a seguir ilustra como nós experimentamos reutilizar um pneu velho:




Nenhum comentário: